Rede de Desenvolvimento Local

O que são as Redes de Desenvolvimento Local ?

As redes de desenvolvimento local são pessoas conectadas e que interagem entre si, assumindo o papel de protagonistas do processo de desenvolvimento da localidade em que vivem, e é através delas que os bairros de Curitiba e região metropolitana conhecem uma nova forma de desenvolver suas localidades. Por meio de uma metodologia específica, composta por oito etapas, os moradores podem definir o que desejam e traçar um caminho para realizar os seus sonhos.

Quem está por trás dessa proposta ?

Essa proposta de desenvolvimento é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), na qual as redes de desenvolvimento local são induzidas por esse sistema, mas elas não são propriedades de ninguém e constituem um bem público dos que moram e trabalham em cada localidade que resolver articulá-las. Para viabilizar essa iniciativa o Sistema FIEP oferece recursos logísticos e humanos para implantar esse programa nos bairros, inclusive um Agente de Desenvolvimento capacitado para servir como articulador e animador da Rede de Desenvolvimento Local.

Qual é o objetivo das Redes ?

O objetivo das redes é estimular a união das pessoas, para que conheçam umas as outras, e passem a interagir, a cooperar, a pensar e a atuar coletivamente. Elas devem obter pelo menos 1% dos moradores das localidades, sem partidarismo ou interesses individuais.
Atualmente, mais de 50 localidades em oito municípios no estado já implantam a metodologia e algumas delas já realizaram as primeiras ações. A meta da Fiep é expandir as redes de desenvolvimento para todos os bairros de Londrina, Curitiba e região metropolitana.