quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Visão de Futuro



Moradores do Capão da Imbuia sonham com melhorias para o bairro em 10 anos

Em encontro descontraído e animado, os habitantes da localidade abordaram diversos temas e discutiram soluções para os problemas existentes

Aconteceu, na última quinta-feira (29), na Associação Solidários Pela Vida (Sovida), o Seminário Visão de Futuro no bairro Capão da Imbuia. Os moradores discutiram e sonharam com o local que querem viver em 2020. O encontro é uma das etapas de implantação das Redes de Desenvolvimento Local – iniciativa levada às comunidades pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Entre os sonhos debatidos, dois ganharam maior destaque: segurança e saúde.

Outro tópico levantado pelos moradores foi o “sentimento de ser morador do Capão da Imbuia”. Segundo o morador Jaílson Everaldo Carneiro, as pessoas têm vergonha de dizer que moram no bairro. A questão é reforçada ainda, como lembra Carneiro, pelo fato de muitos estabelecimentos apontarem a sua localização para o bairro vizinho, Tarumã. Jaílson sugeriu a produção de adesivos ressaltando o orgulho de se morar no local.

Antônio Adalto da Silva, morador antigo do bairro, ressaltou a convergência dos pensamentos durante o evento: “O que mais se destacou, na minha opinião, foi o fato de os pensamentos serem muito parecidos, o que vai facilitar o nosso trabalho mais pra frente”, afirma. O técnico em informática, José Juvanci Silva, conta que se decepcionou um pouco com o número de pessoas presentes. “Eu esperava mais pessoas. Esse tipo de encontro é muito importante, afinal é do futuro do bairro que estamos tratando. Convidei muitos, mas poucos vieram”. Apesar da decepção, Silva está confiante para o próximo passo da metodologia. “Acredito que no levantamento de Ativos e Necessidades vamos conseguir reunir pelo menos 75 pessoas. Acho que o pessoal que veio se empolgou com a ideia da proposta e vai ajudar a divulgar”, reforçou.

Agente de desenvolvimento do Capão da Imbuia, Camila Curioni do Carmo, faz um balanço sobre o evento: “Achei o seminário muito produtivo. Os presentes estavam realmente envolvidos com a proposta e produziram um sonho muito intenso, com qualidade”.

O próximo passo, o levantamento de Ativos e Necessidades, acontecerá no dia 12 de agosto, às 19h30, no salão da Igreja Batista do Cajuru (Rua José Rissato, 93). Para mais informações, entre em contato com as agentes Camila Curioni do Carmo camila.carmo@sesipr.org.br e Mariana Malanski Magalhães mariana.magalhaes@sesipr.org.br ou pelo telefone (41) 3271-7617. Acesse www.desenvolvimentolocal.org.br

Texto de Leandro Ricardo Valentim

Nenhum comentário:

Postar um comentário